terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Registros e Memórias no processo de criação de livros como obra de arte

Este projeto tem como objetivo a discussão do processo de criação e construção de livro de artista por meio de registros a partir das percepções de memória, e também da difusão de tal gênero artístico na atualidade. Ao propô-lo, pretendo formular uma reflexão a respeito de uma das áreas menos conhecidas nas artes plásticas, em especial no Brasil, que é a do livro de artista e relacionar a mesma ao meu processo de criação do livro-arte, analisando semelhanças e distinções com a produção de alguns artistas contemporâneos que têm desenvolvido estes trabalhos, notadamente aqueles marcados pela intersecção entre gravura, fotografia, escrita, narrativa experimental, artes visuais, design gráfico e a arte do livro.
Além do livro como obra de arte propriamente dita, os cadernos de anotações onde registro as etapas de desenvolvimento do processo criativo, também são objeto de estudo neste projeto. Eles compõem o que chamo de “rastros da memória” e assim auxiliam na compreensão da construção das obras.
Proponho neste projeto um olhar de resgate às memórias, sensações, sentimentos e transformações, sejam elas pessoais, sociais, culturais e políticas de nosso tempo. Elementos fundamentais ao meu processo de criação e ao livro de artista, especialmente numa era em que as relações digitais, os ritmos rápidos, formas e “presenças” virtuais confundem-se com a ética e a estética, ocupando o lugar dos afetos. 

Palavras-chave: Memórias, livro como obra de arte, rastros memória e processos.


Na época dos quadros monumentais, das arquiteturas espetaculares [...], lancemos um olhar sobre o pequeno, o imperceptível, mas por essa razão, o experimental, o político e o sonhador.
                                                                          Michael Glasmeier


 Livro-objeto
A perda da Auréola (Baudelaire)


 Livro de artista
Impressões de Memórias
As páginas deste livro são feitas de impressões do chão de Paris e Zurich com interferências gráficas
Caderno de viagens
                                        Livro rolo
                                        Pauta-interrompida
                                        7,5mts
                                          Caderno de artista
                                          Rastros








Nenhum comentário: